BlogEcar Despachante

Novo modelo de Placa Mercosul já está valendo


por: Ecar Despachante

O novo modelo de placas Mercosul virou obrigatório para os novos veículos desde 31 de janeiro de 2020. Além deles, os veículos que forem transferidos para outro município ou placas que precisarem ser substituídas por danos e furtos também precisam ser alteradas pelo novo modelo. 

O objetivo desta troca é aumentar o número de combinações possíveis. Segundo o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), em alguns anos combinações das placas atuais acabariam.

Desta maneira, as placas sofreram algumas mudanças: apesar de ainda continuarem com sete dígitos, agora se tem uma letra a mais e um número a menos. Além disso, a letra acrescentada ficará sempre entre números, o que aumenta a quantidade de combinações para mais de 450 milhões.

O QR Code também estará presente nas novas placas para a identificação digital que armazena todo o processo de fabricação da placa, permitindo que a fiscalização aponte o aplicativo para o QR Code e identifique informações sobre o veículo.

Outra mudança é que as novas placas não serão instaladas diretamente pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran), mas sim fabricadas e vendidas por empresas credenciadas.

É importante destacar que as placas atuais continuam valendo por tempo indeterminado, tanto as cinzas quanto as coloridas que identificam diferentes categorias de veículos, inclusive, as placas cinza continuam sendo instaladas até o fim de fevereiro para quem já solicitou o documento e pagou taxas.

Para emplacar, é preciso comparecer a uma unidade do Detran com a nota fiscal do veículo para realizar o primeiro registro. Com o CRV em mãos, é necessário procurar por uma das empresas estampadoras credenciadas, cujo pagamento será realizado diretamente com a empresa escolhida.

De acordo com o Detran, os valores de referência para o par das novas placas é de R$ 138,00 e já  a placa avulsa de moto, R$ 114,00.

A Ecar Despachante realiza o processo de emplacamento dos veículos de sua frota. Entre no nosso site e converse com nossos especialistas para saber mais: https://www.ecardespachante.com.br/


Postado Por

Ecar Despachante
Fale Conosco pelo WhatsApp