BlogEcar Despachante

Dicas para dirigir com segurança na chuva


por: Ecar Despachante

Você com certeza já deve ter ouvido alguém comentar que o tempo de São Paulo é louco, não é mesmo?

Não é raro você sair de casa para trabalhar ou estudar de manhã com um lindo céu azul e na volta lidar com uma chuva forte, com direito a trovão e tudo. Como encarar uma pancada de chuva no meio do trânsito?

A primeira dica é um pouco óbvia, mas muito importante: a desaceleração. A alta velocidade em superfícies molhadas é fator determinante para fazer o carro deslizar, já que você tem a perda da tração e impede a resposta do veículo. Portanto, trafegue em velocidade reduzida, seja na chuva ou com o asfalto ainda molhado.

Outro fator chave é evitar dirigir por áreas inundadas. Para evitar, é preciso que você analise um mapa das áreas que geralmente inundam quando chove e evitar essas regiões em dias de chuva. Além de ser difícil de medir a profundidade da água, você corre risco de perder o seu veículo para a enchente e ainda contrair doenças, como a leptospirose.

Nossa última dica é não entrar em pânico. Você precisa seguir seu próprio ritmo e analisar quais são as melhores opções no momento. Caso você sinta sentimentos avassaladores, busque um acostamento e ligue o pisca alerta. Respire por um momento, pense claramente e volte a dirigir.

Siga nossas dicas e seja um motorista consciente, independente das condições climáticas.


Postado Por

Ecar Despachante
Fale Conosco pelo WhatsApp