BlogEcar Despachante

Por que a indústria automotiva deveria antecipar a redução de emissões?


por: Ecar Despachante

A pandemia mostrou que a aceleração da produção de carros mais limpos será boa para as empresas, empregos e principalmente para a saúde dos brasileiros.

O cenário atual demonstrou que quanto menos carros nas ruas, mais puro o ar fica e, consequentemente, fica melhor de respirar. 

O Programa de Controle de Poluição do Ar por Veículos Automotores (Proconve), tem o prazo do ano de 2022 para começar a entrar em vigor. Inicialmente, essa norma pede para que os veículos movidos a diesel tenham mudanças, como é o caso dos ônibus e caminhões, e tem até 2031 para ser aplicada, aos poucos, em veículos leves, como carros de passeio. Essa emissão possui vários benefícios, entre eles melhorar a nossa saúde.

Porém, algumas das empresas estão tentando adiar os prazos para a próxima fase do Proconve, pois dizem não ter condições de arcar com os custos dessa modernização das fábricas.

A ideia dessa norma, segundo o Ministério do Meio Ambiente, é que a gente continue evoluindo gradualmente, aumento o uso de combustíveis alternativos, como por exemplos os bicombustíveis. Isso ajudará da redução de gases nocivos, além de controlar melhor os veículos pesados, que são mais poluentes. 

Também teremos, entre outras vantagens, mais inovação tecnológica que nos leve a poluir menos, aumento o número de vagas de empregos e mais competitividade no mercado internacional.

Leia também “Realidade virtual na indústria automotiva” clicando aqui


Postado Por

Ecar Despachante
Fale Conosco pelo WhatsApp